STAR "X"

A Educação Física na Escola

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONSTRUINDO PROJETOS UTILIZANDO BLOG

TIC 02 - TAREFA 4.1 Construindo Projetos utilizando BLOGS

PLANEJAMENTO DA PROPOSTA PARA TORNEIO DE XADREZ

1 – Problema:
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronatto deseja oportunizar aos alunos de quintas e sextas séries uma disputa esportiva de primavera onde os alunos possam participar e serem agraciados com premiação de primeiro ã quinto lugar como participante do evento. Este poderá ser em caráter individual ou por equipe.
O desafio é propor um esporte e organizá-lo em forma de competição. Como fazer?

2 – Ano/série:
Os participantes do evento serão alunos(as) das quintas sextas séries e os organizadores serão os alunos(as) das oitavas séries.

PROPOSTA
Introdução:
O esporte, seja ele, coletivo ou individual, proporciona integração, respeito ãs regras sociais, específicas, ao ser Humano e limites de cada um entre tantos outros benefícios de e em sua prática.
Desta forma a Escola propõe todos os anos atividades esportivas que integrem os alunos em uma prática de respeito, conhecimento, integração e amizade entre os alunos. Este ano de 2009 a Escola pretende iniciar a primavera com uma grande integração entre os alunos de quintas e sextas séries, escolhendo o esporte para tal.
Diante desta realidade pretende promover um torneio esportivo envolvendo este público alvo, independente da modalidade esportiva escolhida é necessário que o esquema ou padrão de competições fique disponível para outros esportes e séries em próximos eventos.

Tarefas:
Os alunos das oitavas séries deverão organizar-se em equipe ou grupos para construírem tal evento, tendo em mente a integração entre as quintas e sextas séries através do esporte, para tal deverão:
a) Organizar grupos de trabalho.
b) Planejar o que cada grupo deve realizar.
c) Escolher um esporte que oportunize a integração e participação de todos os inscritos.
d) Organizar as inscrições das turmas, equipes e ou atletas.
e) Organizar a forma de competição e regulamento.
f) Providenciar arbitragem e anotação dos resultados (súmulas, controles de ponto, gols e etc...)
g) Organizar a premiação do evento do primeiro ao quinto lugar e prêmio de participação
h) Divulgar na Escola motivando a participação de meninos e meninas de todas as turmas no evento.

Processo:
O sistema de jogos escolhido deverá contemplar um número de disputas por equipes iguais para todos, nos naipes masculinos e femininos em todos os jogos.
O sistema de pontuação por vitórias nos jogos será de 3 pontos e 1 ponto o empate.
As regras devem seguir as orientações oficiais da federação (regras oficiais) do esporte escolhido.
O regulamento deverá ser confeccionado conforme as condições dos participantes e Escola.
Toda as turmas de quintas e sextas séries devem ser incluídas e o evento divulgado em toda a Escola.
Neste dia não haverão aulas na Escola e o torneio terá início e fim no mesmo dia até as 17:30 horas.

Recursos:
Os recursos materiais como a quadra, premiação, coletes, bolas, mesas, cadeiras, bancos, cartões, computador, papel, quadros, giz, canetas, cópias e estrutura serão fornecidas pela Escola, assim como um profissional de Educação Física para orientações e acompanhamento das atividades e evento.

Avaliação:
O evento será avaliado pela sua implementação e aplicação n participação das turmas, desenvolvimento organizacional e envolvimento dos participantes e planejadores do mesmo. Serão levados em conta todo o material escrito e produzido pelos organizadores do torneio, assim como, a aplicabilidade do meso em outra oportunidade e modalidade esportiva.
Todos os participantes e planejadores do evento terão bônus em suas médias e pareceres trimestral em função do evento em quesitos envolvimento, organização, comportamento, disciplina e organização

Conclusão:
Após o torneio ser realizado serão reunidos os organizadores para análise de dificuldades, viabilidades do evento e problemas surgidos. Após reflexão será votado se é possível repetir-se na mesma ou em outra modalidade o realizado por eles, tendo como base o vivenciado pelos grupos de organização.
As realizações e contradições vividas serão avaliadas pelos próprios mentores do evento, sendo que, em cada turma participante será apontado, através de questionário, a validade do torneio,suas falhas e expectativas, gerando informações úteis para análise necessária se é viável e interessante a organização deste tipo de atividade na Escola em próxima oportunidade.

0 comentários:

Postar um comentário